Energia solar & Aquecimento solar.

Energia solar & Aquecimento solar.

O uso da radiação solar como energia de aquecimento é conhecido como aquecimento solar térmico. Não deve ser confundido com o fotovoltaico, que é a produção de eletricidade usando a luz solar. As enormes oportunidades de utilização da energia solar são há muito conhecidas: as nossas tecnologias, ensaidas e testadas, têm provado o seu valor ao longo de muitos anos.

O solar térmico funciona mediante o mesmo princípio que uma mangueira escura, deixada ao sol. A superfície da mangueira absorve a luz solar e em particular a radiação térmica, que faz com que a água no seu interior aqueça.

Um sistema básico de Aquecimento de água por Energia Solar é composto de coletores solares (placas) e reservatório térmico (Boiler).

As placas coletoras são responsáveis pela absorção da radiação solar. O calor do sol, captado pelas placas do aquecedor solar, é transferido para a água que circula no interior de suas tubulações de cobre.

O reservatório térmico, também conhecido por Boiler, é um recipiente para armazenamento da água aquecida. São cilindros de cobre, inox ou polipropileno, isolados termicamente com poliuretano expandido sem CFC, que não agride a camada de ozônio. Desta forma, a água é conservada aquecida para consumo posterior. A caixa de água fria alimenta o reservatório térmico do aquecedor solar, mantendo-o sempre cheio.

Por conta do alto custo de fornecimento de energia convencional, a utilização desta forma de energia se torna muito vantajosa, visto que o investimento inicial com a implantação devem ser logo abatidos pela economia nas faturas de energia elétrica. Atualmente, a economia média anual pode ficar em torno de 65% a 80%, podendo variar em função ainda da região do país.

Nas famílias de baixa renda, o valor economizado na conta de luz é destinado para principalmente a educação e alimentação, de acordo com pesquisas realizadas pela Caixa Econômica Federal. Não é coincidência, portanto, que a aplicação predominante do sistema de aquecimento solar (SAS) ocorra no segmento residencial dos mais variados portes, chegando com sucesso, nos últimos anos, às habitações do Minha Casa, Minha Vida. É amplamente utilizado, também, em hospitais, hotéis, motéis, vestiários, refeitórios, edifícios, indústrias, academias e piscinas. Na forma de processos heliotérmicos, o sistema de aquecimento solar se destina à geração de energia elétrica em indústrias.

”O preço médio da energia gerada [por aquecedores solares de água] é muito inferior às várias opções disponíveis, como eletricidade e gás”
Marcelo Mesquita

Engenheiro elétrico

Energia solar e o aquecimento!

A combinação das duas gerações, resulta em uma economia gigantesca na sua conta de luz,pois, o maior vilão do consumo de energia elétrica, são os chuveiros elétricos.
Agora,imagine sua casa sem chuveiros elétricos e com maior eficiência?
O Grupo Tesla está a disposição para ajudar a economizar e garantir a maior eficiência elétrica para você.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *