Consórcios e cooperativas de energia solar.

Consórcios e cooperativas de energia solar.

A ANEEL permite que vários consumidores se reúnam em um consórcio ou cooperativa para instalação de um sistema de geração solar fotovoltaica e compartilhem assim a energia gerada.

Quem mora em casas, apartamentos, condomínios ou não possui área suficiente para instalar seu sistema fotovoltaico também pode gerar sua própria energia, contribuindo com o meio ambiente e economizando!


A geração compartilhada é caracterizada pela reunião de consumidores, dentro da mesma área de concessão ou permissão, por meio de consórcio ou cooperativa, composta por pessoa física ou jurídica, que possua unidade consumidora com microgeração ou minigeração distribuída em local diferente das unidades consumidoras nas quais a energia excedente será compensada.

Ainda dentro deste conceito, existe a modalidade conhecida como auto-consumo remoto, que permite ao consumidor instalar seu sistema gerador em local diferente do local de consumo, desde que ambos estejam em sua titularidade (CPF ou CNPJ), e dentro da área de concessão da mesma concessionária.

Ciente da possibilidade de usufruir tanto de um consórcio, quanto de uma cooperativa de geração compartilhada, o ideal é procurar uma consultoria especializada em linhas de financiamento para projetos de energia. E assim obter toda a orientação necessária.

O Grupo Tesla consta com profissionais no ramo, e empresas de alto renome em parceria.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *